SAMU 192 de Piripiri está sem condições de funcionamento

Muitos órgãos da gestão do município foram recebidos pela atual gestão em situação precária. O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não foi diferente. De acordo com o novo coordenador geral do serviço, Michel Holanda, as ambulâncias estavam com a manutenção inadequada, pneus sem condições de uso, revisão periódica ( troca de óleo, troca de filtro de combustível, dentre outros) fora do tempo recomendado pelo fabricante, limpadores de para brisa amarrados com esparadrapo e fita isolante, falta do inversor (aparelho que faz a inversão de corrente elétrica dentro da ambulância), falta de freios, alinhamento e balanceamento, comprometendo o funcionamento dos equipamentos e a segurança dos servidores e dos usuários.

O coordenador também destacou a deficiência na estrutura do prédio, dormitórios sem a maçaneta nas portas, camas sustentadas por tijolos, placa externa que identifica o órgão totalmente deteriorada, motor do portão danificado, estrutura do repouso e da sala de convivência dos profissionais sem climatização, fardamento desgastado e sem reposição, toldo que protege as ambulâncias das intempéries climáticas sem condições de uso, dentre outras inconformidades.
Essas deficiências inclusive foram detectadas pelo DENASUS em julho de 2016, quando uma equipe esteve aqui em Piripiri fazendo uma vistoria na unidade. O Ministério da Saúde enviou recentemente para o município o relatório final dessa inspeção e a nova gestão tem o prazo 60 dias para adequar as recomendações requeridas pelo órgão fiscalizador. Caso não aconteçam, haverá suspensão de repasses referentes à qualificação do serviço.
“Temos que empreender medidas urgentes. Mas temos certeza que com o apoio da nova gestão, esses problemas serão resolvidos com a maior brevidade possível. O SAMU é um serviço de atendimento de excelência, tem que apresentar uma resposta rápida. Para que funcione, devemos ter condições dignas de trabalho. O nosso desejo é de resgatar a excelência dos serviços, trazer a autoestima dos profissionais para que eles possam levar um atendimento de urgência e emergência com a qualidade que nossos munícipes merecem”, disse Michel Holanda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário