Sesapi aposta na municipalização e deixará de administrar 18 hospitais no Estado

 A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que vai municipalizar 18 hospitais atualmente geridos pela pasta com o intuito de melhorar o atendimento. Em entrevista exclusiva ao site, o secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, explica que o processo deve ser lento e envolver o diálogo com o gestores. Entretanto, não deve demorar a acontecer. Em março os primeiros hospitais já devem começar a ser municipalizados como exemplo o de Avelino Lopes, mas a meta mais imediata é deixar de gerir pelo menos 10, dos 35 que estão atualmente.

Apesar do objetivo da Secretaria, ainda há gestores que procuram uma repactuação financeira para que os recursos sejam distribuídos de forma diferente.  Apesar da crise, para Francisco Costa o foco principal da municipalização não é a economia e sim uma melhoria na gestão hospitalar. "Estamos preocupados em inserir a gestão municipal no processo. É a possibilidade de uma resposta satisfatória. Vamos fazer isso em discussão com técnicos para que possa ser feito sem que haja queda na qualidade. Nós apostamos numa melhora do atendimento", pontuou.

O secretário também pontuou que a Sesapi tem implantado com sucesso ações de fortalecimento de hospitais estratégicos no interior do Estado. "Isso gera condições para que a gente diminua o fluxo para a capital. Alguns hospitais como em Teresina, Floriano e Piripiri para citar alguns, recebem pacientes de outros hospitais e nosso objetivo é aumentar a capacidade resolutiva destes", afirma.

Está previsto para o início de março em Floriano e Parnaíba a instalação do serviço de Neurocirurgia para urgência e emergência, o que deve desafogar ainda mais os hospitais da capital.


Nenhum comentário :

Postar um comentário